O Criatório

Curió e Bicudo
 

Atualmente, os principais pássaros canoros (aves que possuem um canto hamonioso) mais admirados são dois: o Curió ou Avinhado e o Bicudo. Acontecem torneios de canto e fibra desses pássaros por todo o território nacional. Essas duas aves citadas são pássaros territoriais que defendem seu espaço com o canto quando se sentem invadidos por um intruso.

Curió ou Avinhado: é o mais apreciado pela beleza de seu canto, não pela sua plumagem. Quando adulto, é preto com o peito marrom escuro. A melodia do canto do curió se parece com arqueadas de violino. O canto praticado pelos aficcionados de São Paulo é o "Praia Grande clássico". Milhares de pessoas adquirem filhotes de boa linhagem e tentam ensiná-los a cantar com perfeição, tocando gravações dos curiós famosos, insistentemente. Devido a dificuldade de se conseguir um curió de canto perfeito e repetidor (aquele que repete o canto completo por diversas vezes, quanto mais, melhor), ele pode valer verdadeiras fortunas. Em Santa Catarina, o canto mais divulgado é o "Florianópolis", mas o canto "Praia" tem muita força. No Rio de Janeiro, é o canto "Paracambi" que desperta o sentimento dos colecionadores. No Norte e Nordeste admiram o canto "Vi-vi-te-téu" e o "Timbira".

Bicudo: em tudo se parece com o Curió, sendo todo negro com o bico branco (às vezes preto). De região para região há diferenças quanto ao dialeto e também morfologia, chegando a receber diversos nomes científicos. O canto mais apreciado é o "Clássico" (região de Goiás/Alta Mogiana) seguido do canto "Flauta".